Nutrição Inteligente | Método de Avaliação corporal com precisão

0
750

Um dos desafios para nós nutricionistas, é a realização da avaliação corporal de um indivíduo com precisão, na qual avaliamos a composição corporal como percentual de gordura, massa muscular e água. Através dos resultados, tomamos uma conduta para a prescrição de um plano alimentar individualizado.

Existem vários métodos para esta prática, alguns mais precisos, outros menos. Os mais comuns e com melhor custo benefício são a Bioimpedância e Dobras cutâneas. A bioimpedância existe em aparelhos portáteis, como na balança, por exemplo, que consiste na aplicação de corrente elétrica de no corpo de baixa intensidade.

Porém, exige um preparo alimentar prévio, pois os resultados são afetados por algumas variáveis que podem sub ou superestimar a análise, como por exemplo: Níveis de hidratação, gestação, ingestão prévia de cafeína, tempo de jejum, horas de sono, período menstrual, intensidade dos exercícios realizados antes da avaliação, alto índice de hipertrofia muscular, alto índice de obesidade.

Outro método prático e barato é a medida das dobras cutâneas, encontrado em clínicas e academias, porém sua utilização depende muito do desenvolvimento do examinador e da calibração do aparelho, pois pode apresentar incorreções e não ser reprodutível.

Com insatisfação dos aparelhos comumente utilizado para avaliação corporal, trago em Ouro Fino o mais novo método de avaliação por ultrassom. Esta nova metodologia vem sendo utilizada com uma série de vantagens em relação aos métodos tradicionais.

Desenvolvido nos Estados Unidos e trazido para o Brasil, o equipamento BX2000 (BodyMetrix – IntelaMetrix® Inc.) opera com uma frequência de 2,5 MHz, gerando através de escaneamento, imagens instantâneas e com precisão milimétrica da espessura de gordura, massa muscular e gordura intramuscular. Dessa forma, permite a visualização exata do local avaliado, facilitando o acompanhamento e entendimento da evolução e resultado do paciente.

Não é necessário nenhum preparo prévio para este tipo de avaliação, ao contrário da bioimpedância. O método de avaliação por ultrassom é prático e indolor, que garante precisão, qualidade e conforto.

Principais vantagens do BodyMetrix PRO:

– Diagnósticos de alta precisão por escaneamento corporal.
– Visualização da espessura de diferentes feixes e grupos musculares.
– Percentual de gordura total aferido através dos principais protocolos de avaliação adaptados a tecnologia de Ultrassom.
– Relatórios detalhados da avaliação com gráficos da evolução
– Visualização de assimetrias e desequilíbrios musculares
– Taxa metabólica basal.
– Índice de massa corporal.
– Massa corporal magra.
– Água total calculada.
– Relatório de avaliação de saúde detalhado.

Esta imagem, autorizada pelo paciente, foi capturada no dia 15/02/2019. Relata-se da região abdominal de um paciente do sexo feminino, 41 anos. Na imagem é possível visualizar a camada de gordura (representado pela seta vermelha), camada muscular (representada pela seta verde), gordura intramuscular (todas as manchas brancas dentro da camada muscular) e o que mais me chamou atenção: gordura subcutânea (representada pela seta amarela).

A gordura subcutânea se localiza logo abaixo da camada mais externa da pele, principalmente no culote, nas nádegas e nas pernas. No abdome, apresenta aparência mais mole. Mais frequente nas mulheres do que nos homens.

Tanto a gordura subcutânea como a gordura visceral (gordura dentro dos órgãos) na região abdominal são fatores de risco grave para a saúde, mas a ciência tem mostrado que o excesso de gordura visceral é ainda mais perigoso do que a gordura subcutânea.

Ambos os tipos de gordura aumentam muito o risco de doença cardíaca, diabetes, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, apneia do sono, várias formas de câncer e outras doenças degenerativas.

Você pode encontrar Maristela nas seguintes redes sociais:

Instagram 

Facebook

WhatsApp: (35) 99882-5423

Ou, nos endereços a seguir:

Clínica Saúde e Vida – Rua Júlio Brandão Filho, nº 343

Policlínica – Rua Silviano Brandão, nº 927