Nutrição Inteligente | Carnaval e o Consumo de Bebidas Alcoólicas, até onde podemos chegar?

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Carnaval 2019 (Reprodução)

Com a proximidade de uma das maiores festas popular do Brasil, o Carnaval é tempo de cores, alegria e diversão. Porém há o aumento abusivo do consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens e adultos, trazendo vários problemas à saúde.

As bebidas alcoólicas não apresentam valor nutricional nenhum, apenas calorias vazias, como pode-se observar. Cada grama de álcool fornece 7 calorias, densidade calórica inferior apenas a gordura, que fornece 9 calorias por grama.

A desidratação é um dos problemas mais comum da ingestão de álcool. Quando consumido, ele entra na corrente sanguínea fazendo com que a hipófise (parte do cérebro) bloqueie a produção de um hormônio antidiurético (ADH), provocando a diurese, aquela vontade de fazer xixi o tempo todo.

Quanto maior o teor alcoólico, maior a desidratação causada no organismo, ou seja, para aqueles que gostam de uma bebida destilada, a desidratação é ainda maior. E a cerveja, mesmo apresentando 95% de água, tem etanol suficiente para desidratar.

Cerca de 90% do álcool ingerido é absorvido na primeira hora, mas a eliminação demora cerca de 6 a 10 horas, podendo deixar o corpo desidratado por um ou mais dias.

Outro efeito que o álcool causa é a diminuição da taxa de açúcar no sangue. O organismo interpreta o álcool como se fosse açúcar, fazendo com que o pâncreas produza mais insulina para quebrar o açúcar no sangue, sendo assim o nível de glicose diminui, causando uma hipoglicemia.

Estes são apenas alguns efeitos, porém vale frisar que o uso abusivo pode levar o aumento da pressão arterial e quadros de intoxicação alcoólica, caracterizada por náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, desorientação e até mesmo à morte.

Quer aproveitar o carnaval sem stress? Então aproveite essas recomendações:

– A água é fundamental para o processo de recuperação. Ela repõe os líquidos perdidos e auxilia na remoção de toxinas que foram acumuladas. Antes de começar a beber, tome uma garrafa de água ou intercale um copo entre a bebedeira.

– Não beba em jejum. Beber com o estômago vazio facilita a absorção do álcool e seus efeitos. Prefira alimentos com alto teor de fibras, como alimentos de fontes integrais, frutas, verduras e legumes, proteínas, como ovos e carnes e gordura, como abacate, azeite e castanhas, pois retardam o esvaziamento gástrico, deixando o organismo satisfeito por mais tempo.

– Invista ainda mais na hidratação pós-folia. Água, sucos de fruta e água de coco são ótimas opções.

– Preste atenção no seu organismo, saiba o seu limite, o efeito do álcool promove a baixa da atenção e diminuição da noção de riscos.

Para se divertir, não precisa se embriagar. Beba com moderação e aproveite o carnaval!

Referência Bibliográfica: PERES, R. Nutrição e Individualidade. 1ª edição. São Paulo, 2016 – pág. 56

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