Nutrição Inteligente | Corrida de rua

0
286
Corrida de rua (Foto: Divulgação)

A prática de exercício físico tornou-se nos últimos tempos, fundamental para a saúde física, mental e emocional para as pessoas que visam uma melhor qualidade de vida. E dentre tantas modalidades esportivas, a corrida de rua vem se tornado cada vez mais comum, devido a sua praticidade e baixo custo.

Devido ao ritmo de vida agitado, falta de horários adequados para fazer as refeições, dentre outras razões, as pessoas apresentam dificuldades em realizar uma alimentação adequada de acordo com as suas necessidades nutricionais. Entretanto, o alimento ideal fornece energia, rendimento e recuperação ao praticante.

Para uma melhor performance durante a corrida, segue algumas orientações:

Evite alimentos muito densos. Procure realizar o pré-treino 1 hora antes, garantindo energia necessária do início ate o final da corrida;

A ingestão de carboidratos no pré-treino exige cautela, pois carboidratos de rápida absorção podem elevar rapidamente as concentrações de glicose no sangue e, logo após, o efeito rebote, causando uma hipoglicemia.

Prefira alimentos com baixo índice glicêmico ou associá-los com uma fonte de proteína, pois melhoram a resistência, fornecendo glicose lentamente para a corrente sanguínea, mantendo os níveis adequados durante a corrida.

Alimentos fontes de fibras, como cereais e alimentos integrais não são apropriados nos momentos que antecedem a corrida; apresentam difícil digestão e podem causar desconforto gastrointestinal.

Alimentos ricos em substâncias vasodilatadoras favorecem o maior aporte dos vasos facilitando a passagem do oxigênio e melhorando o fôlego. Beterraba, alface, nibs de cacau, cacau em pó apresentam função vasodilatadora.

Se a corrida for mais longa (+ de 2h) incluía proteínas para evitar o catabolismo.

Hidratação: muito ignorado durante a prova algo simples e que traz enormes benefícios. Durante a corrida elevamos nossa temperatura corporal, contribuindo para o aumento da sudorese (perda de água e minerais).

Repondo a hidratação permite manter seu desempenho, evitar dores de cabeça após treinos e provas, reduzir a falta de concentração e melhorar toda a circulação sistêmica.  Água de coco antes e depois é uma ótima opção.

Sugestões: suco de beterraba +melancia + água de coco .
Banana + nibs de cacau .
Tapioca +frango +cenoura ralada.

Treinos muito longos e competições: invista em intra-treino, evite o uso frequente de gel de carboidrato puro, pois pode favorecer no desconforto gastrointestinal. Substitua por: tâmaras, banana passa, bolacha de arroz, goiabada, paçoca, frutas secas envoltas no chocolate 70%.

Referência Bibliográfica:  JULIZE, J. Estratégias ergogênicas nutricionais de corredores amadores. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 5. n. 26. p. 135-144. Março/Abril. 2011.

Você pode encontrar Maristela nas seguintes redes sociais:

Instagram 

Facebook

WhatsApp: (35) 99882-5423

Ou, nos endereços a seguir:

Clínica Saúde e Vida – Rua Júlio Brandão Filho, nº 343

Policlínica – Rua Silviano Brandão, nº 927