Deteriorada e abandonada, Praça da Matriz clama por revitalização urgente!

0
Buracos na praça da Matriz. (Foto: Facebook)
Co-Working em Ouro Fino

Um dos principais pontos turísticos de Ouro Fino, a praça da Igreja Matriz vem sofrendo com o tempo. Esquecida pelas últimas administrações da cidade, a praça foi se acabando e atualmente encontra-se em estado de total abandono e deterioração.

O grande golpe veio com a inoperância da Fonte Luminosa, que era vista como o ‘coração da praça’. Não dá para pensar na praça da Igreja Matriz sem lembrar da fonte. As luzes enfeitando a noite, a água que queria tocar o céu e as músicas, que para muitos, era o melhor atrativo dela.

Nos últimos meses, Ouro Fino sofreu com fortes chuvas e a praça também foi atingida pela mãe natureza. E com isso, o piso começou a criar buracos, os canteiros perderam toda sua beleza e os bancos, muitas vezes destruído por vândalos foram retirados.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Pequenos reparos foram feitos, mas na atual situação do local eles são insuficientes, praticamente dinheiro jogado fora. A praça foi cada vez perdendo a sua beleza, os buracos no chão aumentam e a tristeza daqueles que, dentro da sua memória, guardam alguma lembrança boa daquele local, só aumentaram. O que fez também com que o público deixasse de frequentar o espaço, assim como os tradicionais pipoqueiros, sorveteiros, comerciantes ambulantes, peculiares desses locais nas pequenas cidades.

Como pode uma cidade do interior, não ter uma praça da matriz digna de seus habitantes frequentarem com segurança, com bancos confortáveis, jardins vivos e belos, iluminação que garanta segurança e limpeza adequada. É inadmissível o ponto que chegou a Praça da Matriz e, na redes sociais, são diversos os relatos onde o povo pede para que a praça seja revitalizada, porém, com algumas dificuldades no caminho, ficava cada vez mais distante esse sonho do povo ourofinense.

Porém, ha uma luz no final do túnel. Apesar de uma longa espera, no dia 07 de agosto, o IEPHA, órgão responsável pela proteção do patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais, emitiu parecer favorável para a recuperação e revitalização do piso, canteiro, arborização e da tão amada Fonte Luminosa.

Essa liberação, era a última etapa para a prefeitura iniciar o processo de licitação, para definir a empresa que realizará o serviço. E, na última semana, foi escolhida a empresa vencedora da licitação, e em breve, iniciará a obra.

Demorou? Sim. Porém, as coisas no Brasil sempre são assim, demoradas e cheia de burocracias que impedem que o processo seja mais rápido. Agora, é obrigação da Prefeitura Municipal de Ouro Fino realizar a obra de revitalização de maneira planejada e adequada, e de nós, cidadãos ourofinense de cuidar e zelar pelo nosso patrimônio.

AnteriorSER+ Com Coaching | Coaching infantil traz impactos na vida pessoal, escolar e familiar
PróximoAssociação Agroecológica de Ouro Fino ganha novo terreno