Detentos em Ouro Fino são aprovados no vestibular do IF Sul de Minas

0
Rafael ( Foto: Ricardo Caroba/EPTV)
Co-Working em Ouro Fino

Buscando a ressocialização, Matheus Alderigi Teodoro e Rafael Vilas Boas, que estão presos há mais de um ano, foram aprovados no vestibular do Instituto Federal do Sul Minas, e agora, aguardam o regime semiaberto para iniciarem uma nova etapa em suas vidas.

O fato é histórico. Pela primeira vez, presidiários são aprovados em um vestibular do IF Sul de Minas, da cidade de Inconfidentes. Tudo isso, graças a um projeto de leitura, elaborado pela Instituição em parceria com duas professores do campus. O exame foi aplicado aos presidiários em setembro de 2018, nas dependências do presídio.

Segundo Luiz Flávio Reis Fernandes, diretor geral do campus de Inconfidentes, em entrevista a EPTV Sul de Minas, no primeiro encontro com os detentos, ele conheceu Rafael, que demonstrou grande vontade de voltar a estudar. “Para a gente é motivo de orgulho a possibilidade de poder mudar a vida dessas pessoas, dessas famílias. E nada mais justo que isso aconteça por meio da educação”, comentou Luiz Flávio.

Assine o Observatório de Ouro Fino
Rafael e Matheus
(Foto: Divulgação/Seap)

Ana Dione, analista técnica jurídica do presídio, teve uma grande participação na aprovação dos detentos. Ela, que participou de todo o tramite jurídico e na articulação com o instituto, também foi essencial nos estudos dos dois. Ana colaborou com materiais didáticos e sempre que podia tirava duvidas de Matheus e Rafael.

Para Matheus e Rafael, amigos de cela, a oportunidade é única. Eles sonham com uma vida melhor e longe do crime, e os estudos serão fundamentais para este processo na vida dos dois. Matheus foi aprovado no curso de tecnologia em rede de computadores. Rafael, que pretender ser professor, cursará ciências biológicas.

A ansiedade toma conta dos dois. As aulas retornam no dia 04 de fevereiro e ambos não veem a hora de iniciar os estudos e, daqui para a frente, escrever uma nova história de vida, longe do crime e ao lado da educação.

AnteriorPrefeitura realiza pintura de sinalização de trânsito
PróximoVereadores reduzem Recesso Parlamentar em 2019