18 fatos que marcaram Ouro Fino em 2018

0
Retrospectiva 2018
Co-Working em Ouro Fino

2018 está chegando ao fim. Muitas coisas aconteceram em Ouro Fino neste ano. Fatos positivos e negativos, que ficaram marcados na memória do ourofinense. Nós, do Observatório de Ouro Fino, separamos 18 acontecimentos que marcaram o município em 2018.

Confira:

18 – Morre Bene Ricardo, a dama da gastronomia brasileira

Assine o Observatório de Ouro Fino

Benedita Ricardo de Oliveira, ourofinense e considerada a primeira dama da gastronomia brasileira. Ela nos deixou no dia 31 de março, após cravar uma batalha contra um câncer no pâncreas, que durou 7 meses. Bene viveu até os 17 anos em São José do Mato Dentro, distrito de Ouro Fino, com sua avó, D. Eugênia.

17 – Brasileira que mora no exterior faz vídeo turístico sobre Ouro Fino

Karine Florencio, Youtuber, que reside na França, gravou um vídeo interessante sobre Ouro Fino. Ela fez gravações na zona rural, no bairro da Penha e também nos pontos turísticos da área urbana de Ouro Fino. Confira o vídeo abaixo:

16 – Feira Livre

A feira livre foi muito bem aceita em Ouro Fino. O projeto, apresentado pelo vereador Vanderlei do Tae Kwon Do, agradou a população. Nas barraquinhas, é possível encontrar produtos da terra, artesanatos, pães frescos, pastéis e roupas com estampas de Ouro Fino. A feira livre acontece todos os sábados, na Praça da Baronesa.

15 – Fábien Oliveira é campeão do HackBrazil 2018

O ourofinense, que recebeu diversos prêmios em 2018, pelo seu projeto, o “Milênio Bus”. Entre tantas vitórias, com certeza, uma das mais importantes foi o título na Brazil Conference at Harvard & MIT, realizado na região de Boston.

14 – Caminhoneiros protestam em frente ao Menino da Porteira

Em 2018, o Brasil parou. E, não foi pela Copa do Mundo. E sim, pela greve dos caminhoneiros. Ouro Fino também participou. Diversos caminhoneiros se reuniram em frente ao Menino da Porteira e bloquearam a passagem de veículos. Eles protestavam contra os abusivos preços do diesel.

13 – Festa Italiana chega ao fim

Após 21 edições, a tradicional Festa Italiana chegou ao fim. O evento, que era realizado pelo Circolo Italo-Brasiliano Di Ouro Fino, havia se tornado um cartão postal do munícipio. A falta de apoio de empresas e diretores foram cruciais para o fim da atração.

12 – Ouro Folia 2018

O carnaval ourofinense foi outra atração que marcou 2018. De acordo com os organizadores, mais de 8 mil pessoas, por dia, estiveram presentes na Avenida Guarda Mor Lustosa.

11 – Prefeitura envia projeto, mas não contrata estagiários

No mês de março, O Projeto de Lei n.º 3.048/2018 – Altera a Lei Municipal n.º 2.111/2015 que dispõe sobre a contratação de estagiários pelo Executivo Municipal e estabelece outras providências – foi votado e aprovado por unanimidade pelos vereadores de Ouro Fino. Porém, chegamos no mês de dezembro e nenhum estagiário foi contratado pela Prefeitura de Ouro Fino.

10 – Presidente eleito, Jair Bolsonaro, visita Ouro Fino

Jair Bolsonaro esteve em Ouro Fino, no dia 08 de março. Centenas de pessoas receberam, o até então, pré-candidato à Presidência da República. Bolsonaro falou com o público presente, no Mercado Municipal de Ouro Fino.

9 – Aniversário de 269 anos de Ouro Fino é marcado por nova enchente

No dia 16 de março, era para ser uma data festiva em Ouro Fino. A cidade completava 269 anos de fundação. Porém, o dia ficará marcado pela maior tragédia já acontecida na cidade. Uma forte chuva se iniciou por volta das 14h30 e alagou diversos pontos da cidade. Cerca de 350 casas foram atingidas pela enchente.

8 – Ouro Fino conquista sua melhor colocação na Taça EPTV de Futsal

Pela primeira vez na história da competição, Ouro Fino chegou a grande final da Taça EPTV de Futsal. A final foi realizada na cidade de Poços de Caldas, contra a equipe de Monte Santo de Minas. Ouro Fino, que perdia por 2 a 0, buscou o empate, porém, o resultado não foi suficiente, já que a equipe de Monte Santo de Minas tinha a vantagem e jogada pela vitória ou por um resultado igual. O time ourofinense ficou com a segunda posição do campeonato, fato este, que colocou os atletas na história do futsal do município.

7 – Novo Terminal Rodoviário passa por reparos após 21 dias de funcionamento

Em 2018, a Prefeitura de Ouro Fino inaugurou um novo terminal rodoviário, mais moderno, próximo a saída da cidade e com uma aparência muito bonita. Porém, 21 dias após sua inauguração, os primeiros problemas apareceram. O pátio, local onde os ônibus estacionam para embarque e desembarque, sofreu muitos danos e teve que ser reparado.

6 – “Diz que é cria de Ouro Fino, mas”, resgata momentos nostálgicos para ourofinenses

No mês de março, uma brincadeira que surgiu no Facebook, tocou a lembrança dos ourofinenses. O objetivo era relembrar momentos do passado, que por alguma razão, marcaram os moradores do município.

5 – Teatro Municipal é reinaugurado após oito anos

No dia 16 de março, o Teatro Municipal Mathilde Isabel de Almeida Paiva foi reinaugurado. O local estava fechado desde 2010. O grupo Abrapalavra foi o responsável pela primeira peça pós reinauguração do teatro.

4 – Menino de 13 anos comemora seu aniversário junto com a PM

Rafael completava 13 anos. E, resolveu comemorar de uma forma diferente. Ele e seu amigo, Victor, foram até o batalhão da Polícia Militar com bolo e refrigerante. A atitude emocionou os militares presentes.

3 – Ouro Fino recebe o maior coral já visto na cidade

O coral “Vozes Cantam a Paz” reuniu centenas de pessoas na Praça da Matriz. O evento contou com a participação de alunos e professores da rede pública e da população em geral. Foi o maior coral já visto no município.

2 – Enfermeira é a primeira transexual a se registrar como mulher em Ouro Fino

Acácia do Nascimento é a primeira transexual a conseguir seu registro de mulher no município. A batalha para conseguir os documentos durou cerca de 2 anos. Ela contou com a ajuda de Luiz Henrique dos Santos, funcionário do cartório do distrito de Crisólia, para realizar seu sonho.

 1 – Praça da Matriz é revitalizada

A Praça da Matriz, um dos locais mais queridos pelos ourofinenses, recebeu uma grande revitalização em 2018. Com destaque para a Fonte Luminosa, que recebeu jatos d’agua combinado com luzes de LED. A obra foi bastante elogiada pela população.

AnteriorHomem é preso por contrabando de cigarros
PróximoPrefeitura realiza festa natalina para idosos do município